10 dezembro 2010

Relatório de observação - Reprodução assexuada e sexuada

1.TEMA/TEORIA
Reprodução sexuada e assexuada

2.RESUMO
Na reprodução assexuada há formação de novos indivíduos a partir de um único progenitor, sem ocorrer fusão de gâmetas e, deste modo, sem fecundação, sendo o novo individuo uma cópia do que lhe deu origem. Pelo contrário, na reprodução sexuada, o novo indivíduo é originado a partir de uma célula (ovo ou zigoto) que resulta da fusão de 2 gâmetas, normalmente provenientes de dois progenitores, havendo por isso variabilidade genética.
3.PALAVRAS-CHAVE

Reprodução sexuada; reprodução assexuada; ser vivo; ovo; zigoto; ciclo de vida; diplóide; haplóide

4.OBSERVAÇÃO/RESULTADOS
  • Espirogira



  • Hidra

                                                          
  • Amiba                                                                                 .Peninciliium


          .
  • Paramécia

  • Blepharisma








  •  Volvox
 











5.DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

  • Espirogira
A espirogira é uma clorófita (alga verde, pois possui cloroplastos enrolados em hélice), constituída por filamentos não ramificados. Esta alga pode reproduzir-se sexuada ou assexuadamente.
Na reprodução assexuada em que se dá a fragmentação, ou seja, separação de fragmentos do corpo, de modo a que, cada fragmento origina um novo individuo por regeneração; e posteriormente se dão mitoses sucessivas para voltar ao tamanho original.
Na reprodução sexuada, os gâmetas são os conteúdos das células dos filamentos; o gâmeta dador, depois de condensar, desloca-se através do tubo de conjugação para o gâmeta receptor, havendo fecundação e, consequentemente, a formação de um ovo ou zigoto. O núcleo do ovo divide-se por meiose, dando origem a 4 núcleos haplóides, dos quais 3 degeneram e, o que fica na célula origina, por mitoses sucessivas, um novo filamento de espirogira.
Então, o ciclo de vida da espirogira é haplodiplonte, pois a fase mais desenvolvida é a fase haplóide.

  • Hidra
A Hidra é um cnidário que possui  o corpo cilíndrico. Pode reproduzir-se assexuadamente, através de gemulação, em que se formam gomos ou gemas que depois de desenvolvidos se separam, originando um novo indivíduo. No entanto, pode utilizar também processos de reprodução sexuada, pois a hidra macho possui testículos, onde são produzidos os espermatozóides que, depois de libertados na água se deslocam até ao óvulo produzido nos ovários da hidra fêmea, ocorrendo fecundação. Assim, é formando um ovo ou zigoto que, por mitoses sucessivas origina um embrião, que se separa e dá origem a uma nova hidra.

  • Amiba
É um protozoário, que possui pseudópedes, utilizados para a alimentação e deslocação. A amiba possui um ou vários núcleos, e um vacúolo, que permite a permanência em equilíbrio osmótico. Reproduz-se assexuadamente bipartição, isto é, um ser é dividido em dois com dimensões idênticas.

  • Peninciliium
Penincillium, um protista semelhante a um fungo, é o comum bolor. Reproduz-se assexuadamente, utilizando o processo de esporulação, isto é, formam-se os esporos (células reprodutoras) a partir de cada um dos quais se pode originar um novo individuo.

  • Paramécia

Pode reproduzir-se sexuadamente e assexuadamente. Na reprodução sexuada, ligam-se pelos citóstomas e os núcleos originam 4 nucleos haplóides. Na reprodução assexuada utiliza o processo de bipartição, isto é, cada ser divide-se em 2 com dimensões idênticas.
  • Blepharisma
É um protista, com forma oval e vacúolo contráctil. Reproduz-se assexuadamente por bipartição, sendo que u individuo origina 2 individuos semelhantes.

  • Volvox
É uma clorófita colónia, possui flagelos, o que permitem movimentar-se. As algas maiores da colónia possuem função reprodutora. A reprodução pode ser assexuada, ou sexuada (por oogamia, que é uma anisogamia, ou seja, os gâmetas são morfologicamente diferentes, sendo que o feminino é significativamente maior que o masculino).


Referências:
  • Amparo Silva, Maria Gramaxo, Almira Baldaia, José Félix. "Terra Universo de Vida", 1ª parte - Biologia. Editora Porto Editora
  • Wikipédia.org
  • Infopédia.pt